quinta-feira, 26 de maio de 2016

Esse país não é sério


O Brasil é uma piada. Esse país não é sério, definitivamente. Vejam, vocês, habitamos um país em que o vice presidente eleito chega a conspirar abertamente para derrubar a cabeça de chapa presidencial e efetivamente a derruba, não sem o auxílio da maioria do senado e da câmara, que por sua vez também abrem mão de quaisquer escrúpulos de moralidade e na maior cara dura do mundo se vendem aos interesses imperialistas.
A hipocrisia reina quase absoluta por aqui. E é difícil ter de dar mão à palmatória e reconhecer, como o historiador Leandro Karnal o fez nessa semana, dizendo que um país com uma classe política desonesta não pode ser considerado um país de povo honesto.
E a questão aqui não é de analisar o Brasil apenas num contexto de luta de classes e regime eleitoral burguês. Elementos de cultura e história da formação desta nação precisam ser criteriosamente trazidos à superfície para um entendimento a contento do que faz desse país lugar tão trágico. Quem caminha por aí e observa com alguma atenção nosso cotidiano há de concordar comigo que as relações de interesse é que tem dado a tônica dos acontecimentos.
A filosofia de vida do brasileiro pode ser sondada em pequenos e corriqueiros fatos do dia a dia das cidades, nas filas de banco, nos supermercados, nas praças públicas. Ética e solidariedade são coisas cada vez mais raras por aí. Como poderia vigorar justiça em condições semelhantes?
O que dizer, por exemplo, de um lugar onde uma moça é estuprada por 30 homens de uma vez? Existe aqui uma defasagem ética gravíssima. O país do jeitinho, das irrisórias concessões à mentira e à malandragem, é também o país em que milhares de mulheres apanham dos maridos em casa; é o país em que o número de homicídios só baixa por intervenção do crime organizado nas comunidades. Não fosse por ordem de tais poderes paralelos, seríamos o país que mais mata no mundo.
Um dia desses eu tava num ônibus a caminho da faculdade e presenciei uma cena que me deixou estarrecido. Uma jovem entrou no coletivo lotado e em voz alta pediu assento, pois estava gestante. Vários homens estavam sentados mas nenhum lhe cedeu o lugar. Uma senhora idosa teve de levantar para que a grávida não seguisse o trajeto em pé.
O povo é mal educado mesmo. As pessoas raramente dão demonstração de gentileza genuína. Tudo é regulado pelo interesse. As pessoas, vejam só, no máximo estão dispostas a apenas retribuir. São boas com os que "fazem por merecer" sua bondade. Do contrário, na hora da vingança se mostram pródigas em maldades.
É só entrar num vagão do metrô em horário de pico pra ver do que as pessoas são capazes. A civilidade passa longe.
Pois bem, é essa massa que elege o governo e o congresso, os prefeitos e as câmaras municipais. Muitas dessas pessoas vendem o voto por dinheiro ou pequenos favores. Só isso explica o fato de políticos notadamente corruptos obterem votações expressivas. O interesse mais imediato do eleitor confere mandatos de quatro anos a parlamentares que, financiados por patrões, vão votar a política de seus fiadores. O círculo é vicioso e a merda predomina.
Trocando em miúdos, o Brasil amarga estrutura sócio-política frágil, desenvolvimento incipiente e cultura de curral eleitoral. Precisamos rever nossa história urgentemente ou teremos de conviver com estruturas arcaicas que nos massacram diariamente. Falta-nos honestidade com nós mesmos. Um dia há de haver seriedade nessa porra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário