terça-feira, 15 de novembro de 2016

O fantástico mundo do onanismo e da perversão cultural/ Uma interface entre punheta e crítica ao sistema

Para os meninos trata-se de jogar cinco contra um, descabelar o palhaço, tocar uma bronha, bater punheta. Para as meninas é siririca, arranhar o disco, tocar contrabaixo... É cada analogia que surge! Como qualquer ato de natureza libidinosa, a masturbação também carrega uma extensa lista de sinônimos pouco elogiosos. Onanismo para os mais eruditos, ou punheta num linguajar mais chulo, a autoexcitação das genitais é a mais democrática e simples forma de se obter prazer venéreo nesse mundo. Mas será que estamos tratando de algo simples? Por entre piadas e duplas conotações um mundo de considerações pede passagem. Vamos às polêmicas.
A revolução sexual de décadas atrás transformou os comportamentos da juventude, e, muito embora qualquer revistinha teen aborde o assunto com objetividade e as escolas mesmas tratem da sexualidade como elemento natural da vida, em muitos círculos e cabeças o tema continua sendo tabu.
Fui conversar com amigas e amigos pra escrever esse artigo e pude constatar isso em muitas falas. Os mais religiosos temem a tentação do ato pecaminoso. Pode ser coisa do diabo. Os mais descolados de motivações transcendentais dizem tratar do assunto sem preconceitos e com naturalidade, mas as controvérsias inerentes ao assunto vão surgindo nos detalhes e ganhando contornos de fantasmas entranhados na cultura, de concepções de mundo que espelham no exercício da sexualidade auto-afirmações e estereótipos sociais, num jogo perverso de poder, regulando estima e autoestima.
Há quem veja a masturbação como liberdade do sujeito, que pode se dar ao luxo de abdicar de um companheiro para, sozinho, resolver a demanda instintiva de sua libido. E há quem pense na auto-excitação como extensão natural do desempenho sexual. Isso eu pude notar na fala de um amigo, que contou que entre homens se sente coagido a dizer que se masturba, para, segundo seu argumento, não ser tido como "viado".
Resultado de imagem para Marcuse, imagensQuer dizer, o sujeito, pra poder conviver em boa ordem com o meio e com a própria consciência, tem de fazer espécies de malabarismos conceituais. Uma coisa é o que genuinamente deseja, mas pode não aer viável bancar o desejo e a auto- repressão toma espaço. Outra coisa é o papel a representar socialmente, a depender do contexto e muitas vezes variando comportamentos ao sabor da ocasião e tendo de renunciar a própria vontade para não se ver em situação embaraçosa perante o grupo.
Mas, enfim, a masturbação mental é estrutural nessa merda de sistema. Tal como o ato aqui em questão, infrutífero em termos de utilização e objetivo dos fluidos corporais, pelo menos do ponto de vista biológico da coisa, a cultura ocidental contemporânea é feita de desperdício absurdo de potencialidades. E isso em função da mediocridade estabelecida. Lógica utilitarista o nome disso. Subtrai-se a atividade criativa de Eros em favor de um princípio de desempenho sujeito à dinâmica opressora do capital. Marcuse em Eros e Civilização trata disso. Eu falo de punheta. Leiam o Marcuse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário