quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Paulo Guedes acuado? / Paulo Guedes é só mais um detalhe da miséria brasileira




Bozo e Guedes representam o mesmo programa. Se o Guedes tá sendo apertado, é porque esse aperto passou pelo Bozo antes.


Não tem como os caras passarem incólumes por uma barbárie social como esta que estão engendrando. 


A diferença do Guedes pro Bozo é que não precisa de processo de impeachment pra tirar um ministro de estado. Aí ele paga o pato. Apesar de ser muito estimado pelo imperialismo e pela especulação. 


Que é o mesmo caso do Bozo. Se a coisa apertar, ele também vai embora, descartado. 


Ele percebeu que se não baixasse a bola ia dançar. Aí fez essa notória movimentação de ficar mais calado nas últimas semanas. Mas, reparem, arguido sobre os cheques da Michele, deu um coice no repórter e voltou a ser contestado. Tem que ver como que a coisa vai evoluir agora. 


Mas a gente tem que notar que ninguém no estado burguês tem cadeira cativa. Ainda mais em se tratando de Bozo. Trump tá pra ser descartado lá em cima. Os donos do poder, ao que parece, não são muito simpáticos aos fascistões. Não que os donos do poder não queiram baixar o cacete no povo. Mas é que o político de plantão deles tem que baixar o cacete ao passo em que simula uma certa conduta democrática. Como é o caso da chapa Biden/Kamala. 

Isso se aplica em escala global. O tacão de ferro do neoliberalismo contemporâneo conta com sutis (às vezes não tão sutis, porque as contradições tomam vulto) mecanismos ideológicos. E nessa toada eles seguem com a política de rapinar o povo. Queimam um ministro aqui, um presidente ali, trocam nomes, seis por meia dúzia, rearranjam a logística e é capitalismo tardio que segue. Até o Paulo Guedes pode ser rifado. Por impressionante que isso nos soe.


Aí vem alguém e pergunta: ah, mas e o teto de gastos?! Pois bem. Eles não vão furar o teto. A questão não é essa.

O Renda Brasil não vai alterar a estrutura orçamentária. A banca não permitiria. Não agora. 


Esse dinheiro vai sair de outro lugar. O problema deles é que não existe muita margem orçamentária pra fazer esse populismo. O Renda Brasil vai ser um dinheiro de pinga. Um Bolsa Família 2.0. 

A questão do Guedes é a economia em frangalhos. Que era bem evidente que seria assim. 


Se a coisa piorar muito, aí eles dão um recuo e permitem uma política mais desenvolvimentista. Com um Huck da vida, alguém assim. 


Isso é o que temos para o Brasil a curto prazo. Infelizmente. Por isso que a gente fala que tem que haver um projeto de esquerda revolucionária pro país. O quadro atual é desolador. E com tendências bem claras de piora. Não só a qualidade de vida das massas tá em risco. É a própria vida das massas que tá em jogo. O corona mostra isso com bastante nitidez. Um país sem rumo, como o Brasil, verga ante qualquer obstáculo. E o povo morre, órfão de direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário